domingo, 12 de dezembro de 2010

Relatório da Aula Prática

Pastas Cerâmicas:- Pastas de Alta Temperatura: Porcelana, grés, barro refractário. Cozidas acima de 1200ºC.
- Pastas de Baixa Temperatura: Barro vermelho, barro branco. Cozidas acerca de 1000ºC.
Ferramentas:Para modelar: Teques de madeira e teques de arame (para vazar).
Para furar: Furadores.
Para tratamento de superfícies: Rim.
Para cortar: Facas e garrote.
Técnicas de Modelação:Bola: Modela-se com o polegar a parte côncava e com os restantes dedos a parte convexa, pressionando. Técnica usada para a produção de taças, copos e cabeças de fantoches.
Lastra: Para a sua realização é necessária uma base absorvente, 2 réguas da mesma espessura, e utilizar o rolo da massa do meio para a frente. Para colar elementos na mesma máscara, risca-se e coloca-se lambugem. Para objectos facetados com planos, como caixas, cubos, paralelepípedos e máscaras.
Rolos: Pressiona-se com as falanges os rolos. Está técnica serve para fazer tudo, especialmente peças grandes.
Vazamento ou Ocagem: Modelam-se as peças, cortam-se, vazam-se as duas partes, e cola-se (risca-se e é colocada a lambugem). As peças são vazadas para o barro não rachar e também para se economizar. A colagem das duas peças é reforçada ao colocarem-se rolinhos.
Secagem: A peça perde a água física (contracção) e é secada à sombra.

Cozedura: As cozeduras têm que ser lentas, principalmente no início. Aos 600ºC a peça perde a água química. Até aos 400ºC, a cozedura demora ~ 3,30h, no total, a cozedura de uma peça demora de 6h a 8h. Quando a peça está cozida e seca perde 10% do seu peso (no caso do barro) e 20% (no caso da porcelana).








Sem comentários:

Enviar um comentário