Técnicas usadas no azulejo:
- Alicatado: A argila é amassada em forma de quadrado e chacota, dando origem a várias placas monocromáticas. Na chacota colocava-se o esmalte e as placas eram cortadas em formas geométricas com um alicate.
- Relevado: Molde com relevo escavado onde colocavam o barro cru ficando com o relevo.
- Aresta: Molde com decorativo em negativo que era decalcado no barro cru e ao cozer separava as cores.
- Aresta: Molde com decorativo em negativo que era decalcado no barro cru e ao cozer separava as cores.
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- Técnica da Majólica:
Trazida da Holanda e depois realizada por técnicas portuguesas. Após uma camada de pó branco, é feita uma primeira cozedura. Sobre o pó é colocada uma folha de papel vegetal com o desenho. O decalque é feito com uma boneca de carvão. O azulejo é pintado com tintas cerâmicas que se transformam na cozedura.
Trazida da Holanda e depois realizada por técnicas portuguesas. Após uma camada de pó branco, é feita uma primeira cozedura. Sobre o pó é colocada uma folha de papel vegetal com o desenho. O decalque é feito com uma boneca de carvão. O azulejo é pintado com tintas cerâmicas que se transformam na cozedura.
- Frontões de Altar:
Imitação de tapetes que eram colocados em frente aos altares, em azulejo.
Imitação de tapetes que eram colocados em frente aos altares, em azulejo.
- Razão pelos frontões serem “adaptados” ao azulejo:
Os tapetes colocados em frente aos altares eram caros e vinham da Índia.
Os tapetes colocados em frente aos altares eram caros e vinham da Índia.
- Figura Avulsa:
Um azulejo didáctico com um tema principal. Eram colocados nos corredores e nas cozinhas dos palácios.
Um azulejo didáctico com um tema principal. Eram colocados nos corredores e nas cozinhas dos palácios.
- Diferença entre figura avulsa portuguesa e figura avulsa holandesa: A figura avulsa holandesa era muito figurativa e gráfica, enquanto que a portuguesa era mais pictórica e pintada a óleo por pessoas sem especialização.
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