segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

1ª Aula (Projecto)

Novo Módulo: Audiovisuais

Objectos finais deste módulo:
- 6 Raids Fotográficos
- 3 Retratos
- 1 Filme


1. Desafio:
Ao contrário de Gregor, tu vais abrir portas... O que encontras para lá dessas portas?

2. Conceito: Encontrava-me dentro de uma sala escura. A luz era inexistente e o período de adaptação à escuridão ainda não tinha decorrido.
Estava sentada numa cadeira de madeira que fazia um ruído infernal. Começava a chegar ao ponto de loucura por não encontrar vestígios de nada, por não conseguir ver, ouvir ou sentir nada, para além da cadeira onde estava sentada.
Até que um grande foco de luz branca projectou-se à minha frente... A luz era de tal maneira forte que por momentos visualizei uma avalanche de cores dentro das minhas órbitas. Mas aquele não era um simples foco de luz, era uma projecção, uma projecção daquilo a que chamava de vida.
Através de flashbacks e flashforwards, os dois opostos da vida diária foram apresentados à minha frente: os meus maiores medos e as minhas maiores alegrias.
Com dois grandes capítulos de separação, estes factores, as descrições dos dois opostos da minha vida eram-me mostradas através de representações figuradas das minhas memórias e das minhas expectativas. Os medos com as diferentes localizações temporais e com as devidas diferenças de importância, bem como as alegrias.
O bater do meu coração alterava. O meu pulsar acelerava e abrandava consoante as verdades projectadas.
Respirei fundo por duas vezes, no início de cada capítulo, cada intervalo, cada passagem entre os dois períodos da minha vida representados.
Porém, algo faltava naquela película.
O passado e o futuro estavam lá, mas faltava o meio-termo entre ambos.
Antes de conseguir finalizar o meu raciocínio, a projecção parou e o foco apagara-se.
Aparecia agora uma ténue luz a indicar uma saída, uma frincha de luz que indicava o caminho.
O caminho era o presente, e restava-me a mim começar a vivê-lo.

Raids: (Individual)
- Raid 1: Reconhecimento (Fotografar tudo aquilo que está relacionado com o conceito) "Exploração de Ideias"
- Raid 2: Selecção de Ideia.
- Raid 3: Melhorar as ideias seleccionadas.

Retrato: (Individual)
3 portas = 3 retratos
- Fotografias encenadas, podendo fotografar pessoas mas não sendo obrigatório.
- Explicar a ideia de cada fotografia através de ilustração.
- Escolher adereços, maquilhagem, cenário, cor, luz.

Cinema: (Em grupo)
Conceito em grupo
6 portas = 6 cenas
- Tempo da curta: 1-3 minutos.
- Cada cena tem uma acção.
- Cada acção tem que ser planeada.
- A cena tem que ser ensaiada.
- Escolher cenário.
- Filme sem falas.
- Sonorização (Banda Sonora) posterior.
- Curta filmada em cromaqui (fundo verde, cenário feito digitalmente)
- Realizar Storyboard (Ilustração e descrição da acção, dos elementos cénicos, do espaço cénico e caracterização da personagem)

- Exploração de Ideias:
Raid - Raid 1
Retrato - Planos de fotografia; descrição da imagem.
Cinema - Storyboard individual.

- Selecção e Desenvolvimento de uma Ideia:
Raid - Raid 2
Retrato - Escolha de uma ideia para cada retrato.
Cinema - Storyboard final de grupo.
- Realização:
Raid - Raid 3
Retrato - Fotografar e Editar
Cinema - Filmar

- Apresentação:
Raid - PP com 6 ou + raids
Retrato - PP com 3 retratos
Cinema - Filme

- Avaliação:
Trabalho de Aula
Diário de Projecto
Blog
Portefólio
Apresentação
Relação com os Professores e Colegas
Projecção de fotografias de diferentes autores e de diferentes épocas, decifrando quando eram encenadas ou não.
Projecção de filmes dos primórdios do cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário