domingo, 20 de fevereiro de 2011

1ª Aula (Tecnologia - Fotografia)

Apresentação da Tecnologia e visualização de um Power Point com conteúdos relacionados com a Fotografia, tais como:
- Câmara Escura: Um local/objecto totalmente isolado da luz, ao furar uma das estremidades, a imagem captada do exterior vai aparecer reflectida na face oposta invertida.
- Fotossensibilidade: A captação de luz por um material fotossensível (sensível à luz).
Estes são os dois supostos elementos base da fotografia.
O professor abordou os termos técnicos e tipologias da fotografia, como as objectivas e os filtros.
- Objectiva Normal: A objectiva presente em qualquer máquina que capta num ângulo bastante semelhante ao olhar.

- Objectiva Grande Angular: Permite alongar o ângulo de captação da máquina, algo que não é possível fazer com uma objectiva normal. Esta objectiva "distorce" a imagem, através da ilusão de inclinação.


- Teleobjectiva: Capta a grandes distâncias (bastante usadas em jogos desportivos), tendo a particularidade de poder desfocar um plano e tornar nítido outro. Esta objectiva "estreita" o campo de visão.


Filtros (acessórios da câmara fotográfica que permitem alterar o jogo de cores.)
Exemplos:
- Filtros de densidade neutra: Diminui a luz na fotografia.

- Filtros polarizadores: Diminui os brilhos e reflexos na fotografia.


O professor falou igualmente no sitema de PIXELs das câmaras fotográficas digitais, os formatos fotográficos e os respectivos aumentos e diminuições.
Depois de uma matéria mais "teórica", foram-nos mostradas diferentes tipos de fotografia para nossa análise, para tentarmos descodificar aquilo que representavam e também aquilo que nos transmitiam. (As fotos de Vik Muniz e Cindy Sherman não foram as apresentadas na aula, mas o teor das obras é o mesmo das visualizadas em aula.)



Man Ray (Auto-Retrato)


Andreas Gursky (Retrato da sociedade actual)






Chema Madoz (Pretende alterar e mudar elementos, para causar sensações contraditórias.)




Cindy Sherman (Altera as fotos de mulheres dos anos 50/60, as típicas american housewives ficando com um aspecto contrário e quase horrendo)





Richerd Avedon (Na foto de Marilyn Monroe, diz-se que Avedon conseguiu captar a verdadeira essência da actriz: um aspecto deslumbrante e belíssimo, com um olhar vazio e distante, revelando os seus probemas interiores.)



Steve McCurry (Retratos não apenas de pessoas, mas de sociedades e os respectivos conflitos da altura. O primeiro retrato, a provável fotografia mais conhecida de sempre, "A Refugiada Afegã")




Vik Muniz (Um fotógrafo controverso, que faz questionar se o seu trabalho é ou não fotografia. Muniz refaz fotografias famosas com peças de lego, sucata, brinquedos, chocolate, diamantes, recortes, etc...)



Sam Taylor Wood (Auto-Retrato)

Conclusão da aula com a visualização de um documentário sobre os fotógrafos do National Geographic.

Sem comentários:

Enviar um comentário